Recebo e-mails enviados por mim mesmo. Conheça mais sobre Spoofing

E-mail Spoofing Este tipo de ataque é o processo de falsificar um remetente de um endereço de e-mail.

E-mail Spoofing

Este tipo de ataque é o processo de falsificar um remetente de um endereço de e-mail. Essa forma de Spoofing é utilizada para enganar o destinatário do e-mail a pensar que outra pessoa lhe enviou a mensagem. Isso é comumente usado para contornar os filtros de spam ou para enganar o usuário a pensar que o e-mail é seguro, quando na realidade contém um anexo que está infectado com um vírus ou spam.

Geralmente, para um atacante realizar um e-mail Spoofing, ele precisa de:

  • Um serviço funcional de SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) para enviar e-mail;
  • Um software de e-mail.

Se você quiser se proteger contra spoofed e-mails, você pode seguir algumas dicas abaixo:

  • Ligue seus filtros de spam: ​​quase todos os serviços de e-mail oferecem filtros de spam e caixas de lixo que direcionam e-mails falsos para o seu lixo eletrônico.
  • Aprenda a ler cabeçalhos de mensagens de e-mail e endereços IP de rastreamento: rastrear a origem do spam é uma boa prática. Quando você receber um e-mail suspeito, abra o cabeçalho, veja se o endereço IP do remetente corresponde aos de e-mails anteriores da mesma pessoa.
  • Nunca clique em links suspeitos ou baixe um anexo sem saber o seu propósito: sempre preste atenção para os e-mails que você recebe e evite clicar em links de e-mail ou download de anexos. Vá para o site oficial do seu banco ou outros sites diretamente do seu navegador e acesse a sua conta para encontrar o que eles querem que você veja.

No webmail Hotmail/Outlook.com:

Para visualizar a origem da mensagem no Outlook, clique com o botão direito do rato na mensagem de email que recebeu e seleccione “ver origem da mensagem”.

Recebo email de mim mesmo - Como resolver

Surgirá uma janela com o código fonte do email em questão, procure os campos “smtp.mailfrom=” e “Message-ID”, que exibem o verdadeiro endereço do remetente.

Se o seu email não é o verdadeiro remetente poderá simplesmente ignorar a mensagem e marcar como “Tentativa de Phishing”. Ou em alternativa, poderá bloquear as mensagens do remetente que lhe enviou a mensagem (clicando na opção “Varrer”).

Recebo email de mim mesmo - Como resolver

Se clicou em algum link no conteúdo do email, recomendamos uma verificação com o Malwarebytes Anti-Malware. Veja mais detalhes aqui:Como remover vírus, trojans e Spyware.

Se por outro lado, o email foi enviado da sua conta, sem o seu consentimento é recomendável alterar a senha do seu email.

No webmail gmail.com:

Passo 1. Abra o Gmail e selecione a mensagem que deseja marcar como spam. Em seguida, clique sobre o ícone de exclamação no menu suspenso, como mostra a imagem abaixo;

Denunciando como spam um e-mail recebido no Gmail (Foto: Reprodução/Marvin Costa)
Denunciando como spam um e-mail recebido no Gmail (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. A mensagem foi marcada como spam e um aviso aparecerá no topo da tela.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Mensagem marcada como spam na caixa de entrada do Gmail (Foto: Reprodução/Marvin Costa)
Mensagem marcada como spam na caixa de entrada do Gmail (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Pronto. Você pode repetir esse processo sempre que receber uma mensagem suspeita na caixa de entrada. Aproveite a dica para garantir a segurança ao usar o Gmail no computado

No seu smartphone:

Confira as dicas a seguir para deixar sua conta do Gmail sem emails maliciosos, propagandas e outros problemas. A função pode ser realizada no smartphone de forma simples e rápida.

Como denunciar um email como spam no Gmail para Android e iPhone (Foto: Marvin Costa/TechTudo) (Foto: Como denunciar um email como spam no Gmail para Android e iPhone (Foto: Marvin Costa/TechTudo))
Como denunciar um email como spam no Gmail para Android e iPhone (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

No iPhone

Passo 1. Abra o Gmail e toque sobre o quadrado ao lado de uma mensagem para selecioná-la. Em seguida, toque no ícone de seta, no canto superior direito da tela.

Acessando as opções para um e-mail selecionado no Gmail para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa) (Foto: Acessando as opções para um e-mail selecionado no Gmail para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa))
Acessando as opções para um e-mail selecionado no Gmail para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2.  Por fim, clique em “Spam” para enviar a mensagem para a caixa de spam do Gmail.

Marcando um e-mail como spam no Gmail para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa) (Foto: Marcando um e-mail como spam no Gmail para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa))
Marcando um e-mail como spam no Gmail para iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

No Android

Passo 1. Abra o Gmail e mantenha o dedo pressionado sobre uma mensagem até que ela seja selecionada. Em seguida, toque no ícone de três pontos, no canto superior direito da tela.

Acessando as opções para uma mensagem selecionada no Gmail para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa) (Foto: Acessando as opções para uma mensagem selecionada no Gmail para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa))
Acessando as opções para uma mensagem selecionada no Gmail para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Para finalizar, toque na opção “Denunciar spam”. Com isso, o email será enviado para a caixa de spam.

Denunciando um e-mail como spam no Gmail para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa) (Foto: Denunciando um e-mail como spam no Gmail para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa))
Denunciando um e-mail como spam no Gmail para Android (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

 

Referências:

http://safepctuga.blogspot.com.br/2014/06/recebo-email-de-mim-mesmo-como-resolver.html
http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/04/23/spoofing-vitimas-de-golpe-recebem-mensagem-com-seu-proprio-endereco-de-e-mail.htm

Spoofing e E-mail Spoofing: como se prevenir?


http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/03/gmail-como-denunciar-e-mails-com-golpes-phishing-e-spam-pelo-celular.html
http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/01/como-denunciar-spam-e-bloquear-e-mails-perigosos-no-gmail.html

 

 

Pin It